CATL

Centro de Atividades de Tempos Livres

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) é uma resposta social do Centro Social, com sede na freguesia de Vila Cova, concelho de Barcelos, a funcionar, oficialmente, desde Janeiro de 2002, oferecendo às suas crianças (entre os 6 e os 12 anos de idade) uma série de atividades recreativas e de lazer, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares. O CATL é um lugar cheio de diversão e animação que proporciona um vasto leque de atividades lúdico-pedagógicas. No CATL, as crianças podem brincar, cantar, dançar, descansar, experimentar, explorar até criar novas atividades, desfrutando de bons e memoráveis momentos, num ambiente de calma e tranquilidade e no qual as nossas crianças se sentem seguras e valorizadas. Desta forma, o CATL permite que as nossas crianças cresçam mais cientes do Mundo que as rodeia, respeitando-o e valorizando-o. O CATL, existe para apoiar e facilitar o quotidiano das famílias, no entanto, é fundamental ressalvar que o mais importante é a criança e as suas  necessidades. Como tal o CATL definiu como objetivos gerais:

 

Organização do Espaço

A infância pressupõe um conjunto de estímulos para fomentar a aprendizagem dos mais pequenos. Todos os elementos, materiais e recursos devem contribuir para que as crianças mantenham um contato direto com a realidade. O espaço formado pelo Centro de Atividades de Tempos Livres está organizado de maneira a que todos possam sentir-se num ambiente cómodo, com estímulos necessários para fomentar uma aprendizagem variada.


O Centro de Atividades de Tempos Livres tem à sua disposição três salas de atividades, o salão, o refeitório, quatro casas de banho, quatro arrecadações e o espaço exterior (recreio).

A sala nº1 destina-se às atividades de expressão plástica, visualização de desenhos animados, jogos pedagógicos e apoio ao estudo.

                                                    

 

A sala nº2, conhecida como a Biblioteca, destina-se também, às atividades de expressão musical, jogos pedagógicos (Wii), à hora do conto e ao apoio ao estudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sala nº3 é a sala de informática, esta está equipada com vários computadores e uma impressora. Nesta sala, as crianças exploram as novas tecnologias de forma lúdica e pedagógica.

 

                                    

 

O salão é um outro espaço usado pelo CATL para a realização das atividades de expressão motora. É um espaço amplo e coberto indispensável para desenvolver várias atividades físicas com as crianças.

 

O refeitório é um espaço que está preparado para receber as crianças durante o lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Este está equipado com várias mesas e cadeiras, tendo a capacidade máxima de 60 lugares.

                                          

Existem também quatro casas de banho, duas destinam-se às crianças do CATL, uma para as meninas e outra para os meninos, as outras duas são de igual forma para as meninas e meninos mas para a higiene oral.

Por fim, o recreio que é um espaço ao ar livre, onde as crianças podem explorar o meio físico envolvente, bem como desenvolver variadíssimas atividades livres.

                                          

 

desenvolvido por aznegocios.pt