Apresentação e descrição da Creche
A componente de desenvolvimento contempla a
promoção do desenvolvimento integral da criança, num clima de segurança afetiva
e física, acompanhando e estimulando o seu processo evolutivo, através de
práticas adequadas para cada faixa etária.
A componente
educativo-pedagógica promove:
A creche poderá encerrar por um período de 30 dias, para
descanso do pessoal, limpezas e desinfeção das instalações tendo em conta os
interesses da maioria das famílias e de pessoal.
Organização da Creche | ||
Berçário | Sala Azul | Sala Verde |
4 Meses - aquisição da marcha | Aquisição da marcha - 24 meses | 24 - 36 Meses |
Tabela 1 - Organização da Creche
É, intenção da Creche proporcionar a todas estas crianças os cuidados individualizados e estimulantes necessários ao seu desenvolvimento integral e proporcionar continuidade de vida em ambiente familiar. E, assim colaborar com os pais no acolhimento diurno das crianças, durante os seus períodos de trabalho.
Organização do espaço
A qualidade do meio
que rodeia a criança é fundamental para a progressiva conquista da sua
autonomia. A organização do espaço constitui um dos suportes para a atividade
educativa.
A criação e a organização de um ambiente educativo
na Creche gira em torno de três grandes linhas orientadoras, cujo objetivo é
estabelecer e manter contactos que proporcionem aos bebés e crianças conforto,
bem-estar e, ao mesmo tempo, oferecer-lhes amplas oportunidades de aprendizagem
ativa.
Assim os espaços na Creche
são projetados tendo em conta que cada espaço deve sugerir as suas múltiplas
ações e funções, aliás este deve ser concebido para potenciar e fomentar a ação
educativa.
Toda a organização da Creche é feita de forma
harmoniosa, onde o espaço físico não é exceção. A Creche tem à sua disposição os
seguintes espaços:
Todos os espaços da Creche localizam-se no rés-do-chão do edifício novo do Centro Social, estando estes ligados por um único corredor, no qual se localizam os cacifos das crianças. Cada criança tem um cacifo (com chave), onde pode guardar os seus pertences. No corredor existem 54 cacifos de pequena dimensão e 18 cacifos de maior dimensão. Existem, ainda, no corredor armários para arrumos de materiais desta resposta social.
O Berçário é um espaço que se destina aos bebés até à aquisição da marcha e contempla: a sala de berços, a sala parque, a copa de leite e o fraldário.
A sala de berços está equipada com berços individuais e como o próprio nome indica, destina-se ao descanso dos bebés. A disposição dos berços permite o fácil acesso a cada um deles de forma rápida e eficaz. Possui ainda, uma janela com luz direta para um bom arejamento deste espaço e aquecimento.
A sala parque é um espaço que está dividido em área de alimentação e área de brincadeira. Este espaço está equipado com cadeiras-papa, espreguiçadeiras, brinquedos didáticos adaptados à faixa etária, um colchão e pufes. Esta sala possui boa luminosidade natural fornecida pela janela e aquecimento.
A copa de leite destina-se à preparação de algumas refeições, como leites e papas. Ela é composta por um frigorífico de pequena dimensão, um micro-ondas, uma torneira, um fogão e alguns armários para arrumos de leites, papas, babetes entre outros.
O fraldário destina-se fundamentalmente às mudas de fralda. Esta zona está equipada com uma banheira com água quente e fria, uma almofada de muda, um lavatório e alguns armários para arrumos de produtos de higiene das crianças (fraldas, pomadas, toalhitas);
Sendo assim, o berçário divide-se em diferentes espaços, devidamente equipados, que vão ao encontro das necessidades básicas do bebé.
A sala azul apresenta um espaço amplo, uma vez que as crianças encontram-se ainda numa fase de aquisição/consolidação da marcha. Esta sala tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes e aquecimento, para os dias frios de Inverno. Nesta sala podemos encontrar cadeiras, mesas (1 redonda e 1 retangular), catres, tapete didático, vários brinquedos adequados à faixa etária, fraldário, uma torneira, armários, espelho e um expositor (para os trabalhos das crianças).
Fotografia 6 e 7 - Sala Azul
A sala verde é bastante semelhante à sala azul, pelo que as suas características e materiais são idênticos. Esta sala tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes e aquecimento, para os dias frios de Inverno. Está equipada com cadeiras, mesas (1 redonda e 1 retangular), catres, tapete didático, vários brinquedos adequados à faixa etária, fraldário, uma torneira, espelho e armários (para arrumos) e um expositor (para os trabalhos das crianças).
Fotografia 8 e 9 - Sala Verde
A sala vermelha é um espaço de recreio, está devidamente equipado com uma casinha, um túnel ?lagarta?, um escorrega, comboios, colchão, bolas, aparelhagem de música, carrinho de bonecas, andador, etc. É um espaço ótima para atividades de recreio bem como para sessões de ginástica, enfim, à realização de atividades de expressão motora. Também, está equipada com aquecimento, expositor, armários e fraldário. À semelhança, de todas as salas, esta tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes. A sala vermelha é, também, uma sala de apoio ao berçário. Foi criada uma porta de acesso direto entre o berçário e esta sala, para que as crianças do berçário usufruíssem, também, deste espaço de recreio.
Fotografia 10 e 11 - Sala Vermelha
A sala laranja destina-se à visualização de televisão e/ou audição de música, sendo que funciona como sala de acolhimento ao início de cada dia. Está equipada com uma televisão e DVD incorporado, mantas, almofadas, armários, fraldário, torneira e saboneteira. Tem uma ampla janela que permite uma boa luminosidade natural, aquecimento, uma mesa e cadeiras.
Fotografia 12 e 13 - Sala Laranja
O refeitório é um espaço que está preparado para receber as crianças durante o lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Está equipado com várias mesas e cadeiras (para adultos e crianças) e cadeiras-papa. O refeitório dispõe ainda de quatro lavatórios de apoio e um aparador para arrumos de loiça, talheres, papas, bolachas, etc. Todo o material (mesas, cadeiras, lavatórios) encontra-se ajustado ao tamanho dos seus principais utilizadores, as crianças. De referir que o refeitório da Creche apenas se destina a esta resposta social, não sendo partilhado com mais nenhuma outra. No refeitório existe uma zona para passar pratos, através da qual nos chega os alimentos já confecionados e preparados para as crianças, evitando assim a entrada de pessoal estranho à cozinha na mesma;
Fotografia 14 e 15 - Refetório
Existem duas casas de banho (WC, s), uma delas destina-se às crianças, situando-se sensivelmente a meio da creche possibilitando o fácil acesso a partir de todas as salas, através das duas portas que lhe dão acesso. Esta é composta por oito sanitas, sete lavatórios e um fraldário. As sanitas e lavatórios estão ajustados ao tamanho das crianças facilitando assim a sua utilização. As torneiras têm temporizador, para evitar desperdícios de água. A outra casa de banho destina-se aos adultos, estando equipada com uma sanita, lavatório, espelho e possui ainda um vestiário e chuveiro.
Fotografia 16 - WC das crianças
O WC Higiene é um espaço que se destina à arrumação de materiais de limpeza (baldes com esfregona, vassouras, aspirador, detergentes, etc) e está equipado com uma sanita para despejo de águas sujas, bem como com um chuveiro;
O recreio que é um espaço onde as crianças podem explorar o meio físico envolvente, bem como desenvolver variadíssimas atividades ao ar livre. De momento, não possui quaisquer equipamentos lúdicos, no entanto, tenta-se adaptar o espaço para a realização de várias brincadeiras igualmente divertidas. O recreio exterior é bastante amplo e tem relva natural na qual foram plantadas algumas árvores e encontra-se vedado por uma cerca, garantindo assim a segurança das crianças.
De referir que, todas as salas da Creche têm acesso direto a este mesmo recreio pela porta exterior de cada uma delas.
O gabinete das educadoras é um espaço que se destina à equipa pedagógica da Creche, no qual as educadoras podem reunir-se, planificar, organizar atividades, etc. Este espaço é composto por uma secretária, um computador, impressora, uma mesa redonda, cadeiras, dois arquivadores e armário.
Por último, o polivalente que é um espaço comum a todas as respostas sociais do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria. É um espaço amplo usado para festas e convívios.
O espaço de todas
as salas é sempre ajustado face à atividade que irá decorrer. De referir que,
todas as salas e corredor possuem uma boa iluminação natural (através de amplas
janelas ou claraboias) e, quando necessário também têm uma boa iluminação
elétrica, além disso, possuem cortinas e estores que permitem regular a
intensidade da luz para o interior. O pavimento em toda esta resposta social é
confortável, resistente, lavável, antiderrapante e pouco refletor do som,
garantindo um bom isolamento térmico e acústico. Todas as salas são forradas
até meio das paredes com material igual ao do chão facilmente lavável e
desinfetáveis. Em todas as salas e refeitório existe um dispensador de papel e
um dispensador de gel/desinfetante para as mãos. Em todos os espaços existe
ainda caixote de lixo, sendo que existe um balde próprio para as fraldas sujas,
evitando assim maus odores no ambiente de cada sala.
Organização do tempo
A organização do tempo é um fator de extrema importância no que respeita à criação de uma rotina diária. A rotina diária da sala tem um determinado ritmo que, a pouco e pouco, será interiorizado pela criança. A rotina diária é um instrumento com utilidade educativa a vários níveis. É, também uma estrutura organizacional pedagógica, que vai permitir ao educador a promoção de atividades educativas diferenciadas e sistemáticas de acordo com as experiências que quiser pôr em prática.
Uma rotina diária consistente proporciona às crianças um sentido de continuidade e controlo e permitirá perseguir os seus interesses, fazer escolhas e tomar decisões e resolver problemas, à sua dimensão, no contexto dos acontecimentos que vão surgindo. Os bebés e crianças sentir-se-ão seguros e confiantes.
Todas as atividades que impliquem a utilização de diferentes espaços, tais como o recreio ou o refeitório, têm o seu tempo estruturado de forma rígida, com vista à criação de uma rotina e ao cumprimento de horários. No entanto, as atividades que se concretizam na sala, têm uma organização temporal flexível que permite uma fácil adequação a situações pontuais.
O berçário é uma sala onde não há uma rotina rígida estabelecida, mas há sim um total respeito pelo ritmo individual de cada bebé. Ao logo de todo o dia, há a preocupação de proporcionar hábitos e rotinas já iniciadas em casa, de satisfazer as necessidades básicas de cada bebé, bem como a preocupação de combinar com os pais, ao pormenor, todos os cuidados pretendidos.
Para a sala azul e sala verde, foi organizado um programa de rotinas, que vão ao encontro das necessidades básicas das suas crianças. Desta forma, esta rotina será ajustada face a necessidades diárias e pode, a qualquer momento, ser sujeita a alterações.
Momento do dia
Momento de rotina
07:00H - 09:00H
Receção das crianças. Acolhimento
09:00H - 09:30H
Lanche da manhã
09:30H - 10:00H
Canção: ?Bons Dias? / Marcação de Presenças
10:00H - 10:30H
Ida ao WC / Muda de fraldas
10:30H - 11:00H
Atividade Orientada
11:00H - 11:30H
Atividade Livre / Recreio
11:30H - 12:30H
Almoço / Higiene oral
12:30H - 13:00H
Muda de fraldas / Preparação para descanso
13:00H - 15:00H
Descanso das crianças
15:00H - 15:30H
Despertar das crianças
15:30H - 16:00H
Lanche da tarde
16:00H - 17:00H
Ida ao WC / Atividade Orientada
17:00H - 18:00H
Preparação das crianças / Atividade Livre / Recreio
18:00H - 19:00H
Entrega das crianças / Encerramento
Tabela 7 - Rotina Diária da Sala Azul e Sala Verde
Organização das atividades
Os bebés e as crianças até aos 3 anos aprendem com todo o seu corpo e todos os seus sentidos; aprendem porque querem; comunicam aquilo que sabem e aprendem num contexto de relações de confiança. Estes são os "ingredientes" da aprendizagem ativa na Creche, que fazem parte do programa High/Scope. Assim, a construção de um ambiente de aprendizagem ativa para bebés e crianças até aos 3 anos significa ter em conta todas as suas necessidades.
Tendo em conta os ingredientes necessários para uma aprendizagem ativa na Creche, foi elaborado um plano de atividades, que visa fomentar e estimular a aprendizagem. Haverá, sempre o cuidado de desenvolver atividades de cariz lúdico e pedagógico, tendo em conta as necessidades e interesses das crianças. Haverá, em todas elas, a preocupação de incentivar e valorizar todo o trabalho realizado pelas crianças para que estas se sintam capazes e satisfeitos com o resultado final.