Creche


Apresentação e descrição da Creche

  1. Descrição

    A Creche é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza sócio-educativa, que acolhe crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.

  2. Organização

    A Creche organiza-se em 3 salas principais, com capacidade para 45 crianças:
    • Sala de Berçário, entre os 4 meses e a aquisição da marcha;
    • Sala de Transição I, entre a aquisição da marcha até aos 24 meses;
    • Sala de Transição II, entre os 24 e os 36 meses.

  3. Serviços Prestados

    Os serviços prestados pela Creche de Vila Cova definem-se em três componentes:

    • Componente de apoio sociofamiliar;
    • Componente de desenvolvimento;
    • Componente educativo-pedagógica.

      A componente de apoio sociofamiliar desenvolve-se:

      • Na promoção do acolhimento, guarda, proteção, segurança e de todos os cuidados básicos necessários a crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses;
      • Na vertente da retaguarda à família, durante o tempo parcial de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços direcionados aos cuidados básicos de:

        • Alimentação – diferenciada de acordo com as necessidades das crianças e suas idades de referência;
        • Higiene – adequada às necessidades individuais e de desenvolvimento da criança;
        • Saúde – assegurando o desenvolvimento harmonioso da criança, colaborando com a família na deteção e despiste precoce de situações de doença, inadaptação ou deficiência, proporcionando o seu adequado encaminhamento;
        • Sono – proporcionando tempos de repouso e bem-estar, num clima de segurança afetiva e física, respeitando os ritmos de cada criança;
      • Nos serviços de prolongamento de horário que incluem inícios de manhã e fins da tarde, compatibilizados com o horário dos pais e a necessidade de apoio aos mesmos no acolhimento e guarda das suas crianças.

    A componente de desenvolvimento contempla a promoção do desenvolvimento integral da criança, num clima de segurança afetiva e física, acompanhando e estimulando o seu processo evolutivo, através de práticas adequadas para cada faixa etária.

    A componente educativo-pedagógica promove:

    • O desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos, respeitando concomitantemente a sua individualidade e a pluralidade de culturas, contribuindo e fomentando a igualdades de oportunidades;
    • A colaboração e partilha de responsabilidades no processo educativo com a família;
    • O favorecimento da formação e desenvolvimento equilibrado da criança, através da promoção de aprendizagens diferenciadas e significativas.

    A estimulação do desenvolvimento global da criança, nas suas componentes: emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação e adequabilidade de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturadas e organizadas.

  4. Objetivos Específicos

    A Creche de Vila Cova tem como objetivos essenciais:

    • Proporcionar às crianças os cuidados individualizados e estimulantes, necessários ao seu desenvolvimento integral;
    • Proporcionar às crianças continuidade de vida em ambiente familiar;
    • Colaborar com os pais no acolhimento diurno das crianças, durante os seus períodos de trabalho.
  5. Funcionamento

    A Creche funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas, exceto nos seguintes casos:

    • Feriados nacionais e municipais;
    • Terça-feira de Carnaval;
    • Segunda-feira de Páscoa; Dia 24 e 31 de Dezembro.


    A creche poderá encerrar por um período de 30 dias, para descanso do pessoal, limpezas e desinfeção das instalações tendo em conta os interesses da maioria das famílias e de pessoal.

  6. Organização do Ambiente Educativo

    A Creche está organizada em três salas principais: a sala de berçário, a sala de transição I (denominada de sala azul) e sala de transição II (denominada de sala verde). O berçário destina-se aos bebés, dos 4 meses até à aquisição da marcha; a sala azul destina-se as crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses e a sala verde destina-se às crianças, de idade compreendida, entre os 24 e os 36 meses. Esta organização vai ao encontro das necessidades das crianças e favorece o seu desenvolvimento.

     

    Organização da Creche

    BerçárioSala AzulSala Verde
    4 Meses – aquisição da marchaAquisição da marcha – 24 meses24 – 36 Meses

    Tabela 1 - Organização da Creche 

    É, intenção da Creche proporcionar a todas estas crianças os cuidados individualizados e estimulantes necessários ao seu desenvolvimento integral e proporcionar continuidade de vida em ambiente familiar. E, assim colaborar com os pais no acolhimento diurno das crianças, durante os seus períodos de trabalho.

    1. Organização do espaço

               A qualidade do meio que rodeia a criança é fundamental para a progressiva conquista da sua autonomia. A organização do espaço constitui um dos suportes para a atividade educativa.

               A criação e a organização de um ambiente educativo na Creche gira em torno de três grandes linhas orientadoras, cujo objetivo é estabelecer e manter contactos que proporcionem aos bebés e crianças conforto, bem-estar e, ao mesmo tempo, oferecer-lhes amplas oportunidades de aprendizagem ativa.

      • Criar ordem e flexibilidade no ambiente físico;
      • Proporcionar conforto e segurança a crianças e adultos;
      • Apoiar a abordagem sensório-motor das crianças à aprendizagem.

                 Assim os espaços na Creche são projetados tendo em conta que cada espaço deve sugerir as suas múltiplas ações e funções, aliás este deve ser concebido para potenciar e fomentar a ação educativa.

                 Toda a organização da Creche é feita de forma harmoniosa, onde o espaço físico não é exceção. A Creche tem à sua disposição os seguintes espaços:

      • Berçário;
      • Sala azul;
      • Sala verde;
      • Sala vermelha (recreio interior)
      • Sala laranja (sala de televisão);
      • Refeitório; 
      • 2 WC’s (crianças e adultos);
      • WC higiene;
      • Espaço exterior (recreio)
      • Gabinete das Educadoras;
      • Polivalente (espaço comum a todas respostas sociais).

               Todos os espaços da Creche localizam-se no rés-do-chão do edifício novo do Centro Social, estando estes ligados por um único corredor, no qual se localizam os cacifos das crianças. Cada criança tem um cacifo (com chave), onde pode guardar os seus pertences. No corredor existem 54 cacifos de pequena dimensão e 18 cacifos de maior dimensão. Existem, ainda, no corredor armários para arrumos de materiais desta resposta social.   

                 O Berçário é um espaço que se destina aos bebés até à aquisição da marcha e contempla: a sala de berços, a sala parque, a copa de leite e o fraldário.

                  A sala de berços está equipada com berços individuais e como o próprio nome indica, destina-se ao descanso dos bebés. A disposição dos berços permite o fácil acesso a cada um deles de forma rápida e eficaz. Possui ainda, uma janela com luz direta para um bom arejamento deste espaço e aquecimento.       

       

      Fotografia 1 – Sala de berços

         

                A sala parque é um espaço que está dividido em área de alimentação e área de brincadeira. Este espaço está equipado com cadeiras-papa, espreguiçadeiras, brinquedos didáticos adaptados à faixa etária, um colchão e pufes. Esta sala possui boa luminosidade natural fornecida pela janela e aquecimento. 

       

      Fotografia 2 e 3 – Sala Parque

             A copa de leite destina-se à preparação de algumas refeições, como leites e papas. Ela é composta por um frigorífico de pequena dimensão, um micro-ondas, uma torneira, um fogão e alguns armários para arrumos de leites, papas, babetes entre outros.

      Fotografia 4 – Copa de leite

               O fraldário destina-se fundamentalmente às mudas de fralda. Esta zona está equipada com uma banheira com água quente e fria, uma almofada de muda, um lavatório e alguns armários para arrumos de produtos de higiene das crianças (fraldas, pomadas, toalhitas);

      Fotografia 5 – Fraldário

                 Sendo assim, o berçário divide-se em diferentes espaços, devidamente equipados, que vão ao encontro das necessidades básicas do bebé.

                 A sala azul apresenta um espaço amplo, uma vez que as crianças encontram-se ainda numa fase de aquisição/consolidação da marcha. Esta sala tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes e aquecimento, para os dias frios de Inverno. Nesta sala podemos encontrar cadeiras, mesas (1 redonda e 1 retangular), catres, tapete didático, vários brinquedos adequados à faixa etária, fraldário, uma torneira, armários, espelho e um expositor (para os trabalhos das crianças).


       

      Fotografia 6 e 7 – Sala Azul

                 A sala verde é bastante semelhante à sala azul, pelo que as suas características e materiais são idênticos. Esta sala tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes e aquecimento, para os dias frios de Inverno. Está equipada com cadeiras, mesas (1 redonda e 1 retangular), catres, tapete didático, vários brinquedos adequados à faixa etária, fraldário, uma torneira, espelho e armários (para arrumos) e um expositor (para os trabalhos das crianças).


       

       

      Fotografia 8 e 9 – Sala Verde

              A sala vermelha é um espaço de recreio, está devidamente equipado com uma casinha, um túnel “lagarta”, um escorrega, comboios, colchão, bolas, aparelhagem de música, carrinho de bonecas, andador, etc. É um espaço ótima para atividades de recreio bem como para sessões de ginástica, enfim, à realização de atividades de expressão motora. Também, está equipada com aquecimento, expositor, armários e fraldário. À semelhança, de todas as salas, esta tem boa luminosidade natural fornecida pela ampla janela numa das paredes. A sala vermelha é, também, uma sala de apoio ao berçário. Foi criada uma porta de acesso direto entre o berçário e esta sala, para que as crianças do berçário usufruíssem, também, deste espaço de recreio.


       

      Fotografia 10 e 11 – Sala Vermelha

               A sala laranja destina-se à visualização de televisão e/ou audição de música, sendo que funciona como sala de acolhimento ao início de cada dia. Está equipada com uma televisão e DVD incorporado, mantas, almofadas, armários, fraldário, torneira e saboneteira. Tem uma ampla janela que permite uma boa luminosidade natural, aquecimento, uma mesa e cadeiras.


       

      Fotografia 12 e 13 – Sala Laranja

               O refeitório é um espaço que está preparado para receber as crianças durante o lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Está equipado com várias mesas e cadeiras (para adultos e crianças) e cadeiras-papa. O refeitório dispõe ainda de quatro lavatórios de apoio e um aparador para arrumos de loiça, talheres, papas, bolachas, etc. Todo o material (mesas, cadeiras, lavatórios) encontra-se ajustado ao tamanho dos seus principais utilizadores, as crianças. De referir que o refeitório da Creche apenas se destina a esta resposta social, não sendo partilhado com mais nenhuma outra. No refeitório existe uma zona para passar pratos, através da qual nos chega os alimentos já confecionados e preparados para as crianças, evitando assim a entrada de pessoal estranho à cozinha na mesma;


       

      Fotografia 14 e 15 – Refetório

               Existem duas casas de banho (WC’s), uma delas destina-se às crianças, situando-se sensivelmente a meio da creche possibilitando o fácil acesso a partir de todas as salas, através das duas portas que lhe dão acesso. Esta é composta por oito sanitas, sete lavatórios e um fraldário. As sanitas e lavatórios estão ajustados ao tamanho das crianças facilitando assim a sua utilização. As torneiras têm temporizador, para evitar desperdícios de água. A outra casa de banho destina-se aos adultos, estando equipada com uma sanita, lavatório, espelho e possui ainda um vestiário e chuveiro.

      Fotografia 16 – WC das crianças

                O WC Higiene é um espaço que se destina à arrumação de materiais de limpeza (baldes com esfregona, vassouras, aspirador, detergentes, etc) e está equipado com uma sanita para despejo de águas sujas, bem como com um chuveiro;

                 O recreio que é um espaço onde as crianças podem explorar o meio físico envolvente, bem como desenvolver variadíssimas atividades ao ar livre. De momento, não possui quaisquer equipamentos lúdicos, no entanto, tenta-se adaptar o espaço para a realização de várias brincadeiras igualmente divertidas. O recreio exterior é bastante amplo e tem relva natural na qual foram plantadas algumas árvores e encontra-se vedado por uma cerca, garantindo assim a segurança das crianças.

                De referir que, todas as salas da Creche têm acesso direto a este mesmo recreio pela porta exterior de cada uma delas.

      Fotografia 17 – Recreio Exterior

               O gabinete das educadoras é um espaço que se destina à equipa pedagógica da Creche, no qual as educadoras podem reunir-se, planificar, organizar atividades, etc. Este espaço é composto por uma secretária, um computador, impressora, uma mesa redonda, cadeiras, dois arquivadores e armário.

                Por último, o polivalente que é um espaço comum a todas as respostas sociais do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria. É um espaço amplo usado para festas e convívios.

                O espaço de todas as salas é sempre ajustado face à atividade que irá decorrer. De referir que, todas as salas e corredor possuem uma boa iluminação natural (através de amplas janelas ou claraboias) e, quando necessário também têm uma boa iluminação elétrica, além disso, possuem cortinas e estores que permitem regular a intensidade da luz para o interior. O pavimento em toda esta resposta social é confortável, resistente, lavável, antiderrapante e pouco refletor do som, garantindo um bom isolamento térmico e acústico. Todas as salas são “forradas” até meio das paredes com material igual ao do chão facilmente lavável e desinfetáveis. Em todas as salas e refeitório existe um dispensador de papel e um dispensador de gel/desinfetante para as mãos. Em todos os espaços existe ainda caixote de lixo, sendo que existe um balde próprio para as fraldas sujas, evitando assim maus odores no ambiente de cada sala.

    2. Organização do tempo

                 A organização do tempo é um fator de extrema importância no que respeita à criação de uma rotina diária. A rotina diária da sala tem um determinado ritmo que, a pouco e pouco, será interiorizado pela criança. A rotina diária é um instrumento com utilidade educativa a vários níveis. É, também uma estrutura organizacional pedagógica, que vai permitir ao educador a promoção de atividades educativas diferenciadas e sistemáticas de acordo com as experiências que quiser pôr em prática.

                  Uma rotina diária consistente proporciona às crianças um sentido de continuidade e controlo e permitirá perseguir os seus interesses, fazer escolhas e tomar decisões e resolver problemas, à sua dimensão, no contexto dos acontecimentos que vão surgindo. Os bebés e crianças sentir-se-ão seguros e confiantes.

                 Todas as atividades que impliquem a utilização de diferentes espaços, tais como o recreio ou o refeitório, têm o seu tempo estruturado de forma rígida, com vista à criação de uma rotina e ao cumprimento de horários. No entanto, as atividades que se concretizam na sala, têm uma organização temporal flexível que permite uma fácil adequação a situações pontuais.

                 O berçário é uma sala onde não há uma rotina rígida estabelecida, mas há sim um total respeito pelo ritmo individual de cada bebé. Ao logo de todo o dia, há a preocupação de proporcionar hábitos e rotinas já iniciadas em casa, de satisfazer as necessidades básicas de cada bebé, bem como a preocupação de combinar com os pais, ao pormenor, todos os cuidados pretendidos.

                Para a sala azul e sala verde, foi organizado um programa de rotinas, que vão ao encontro das necessidades básicas das suas crianças. Desta forma, esta rotina será ajustada face a necessidades diárias e pode, a qualquer momento, ser sujeita a alterações.

      Momento do dia

      Momento de rotina

      07:00H – 09:00H

      Receção das crianças. Acolhimento

      09:00H – 09:30H

      Lanche da manhã

      09:30H – 10:00H

      Canção: “Bons Dias” / Marcação de Presenças

      10:00H – 10:30H

      Ida ao WC / Muda de fraldas

      10:30H – 11:00H

      Atividade Orientada

      11:00H – 11:30H

      Atividade Livre / Recreio

      11:30H – 12:30H

      Almoço / Higiene oral

      12:30H – 13:00H

      Muda de fraldas / Preparação para descanso

      13:00H – 15:00H

      Descanso das crianças

      15:00H – 15:30H

      Despertar das crianças

      15:30H – 16:00H

      Lanche da tarde

      16:00H – 17:00H

      Ida ao WC / Atividade Orientada

      17:00H – 18:00H

      Preparação das crianças / Atividade Livre / Recreio

      18:00H – 19:00H

      Entrega das crianças / Encerramento

      Tabela 7 – Rotina Diária da Sala Azul e Sala Verde

  7. Organização das atividades

            Os bebés e as crianças até aos 3 anos aprendem com todo o seu corpo e todos os seus sentidos; aprendem porque querem; comunicam aquilo que sabem e aprendem num contexto de relações de confiança. Estes são os “ingredientes” da aprendizagem ativa na Creche, que fazem parte do programa High/Scope. Assim, a construção de um ambiente de aprendizagem ativa para bebés e crianças até aos 3 anos significa ter em conta todas as suas necessidades.

           Tendo em conta os “ingredientes” necessários para uma aprendizagem ativa na Creche, foi elaborado um plano de atividades, que visa fomentar e estimular a aprendizagem. Haverá, sempre o cuidado de desenvolver atividades de cariz lúdico e pedagógico, tendo em conta as necessidades e interesses das crianças. Haverá, em todas elas, a preocupação de incentivar e valorizar todo o trabalho realizado pelas crianças para que estas se sintam capazes e satisfeitos com o resultado final.


O CSPICM – Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa jurídica canónica pública, com sede na freguesia de Vila Cova.

Ler +

 NIB 0035 0288 00024571431 58

Morada

Rua Mosteiro de Banho, 1959 4750-792 Vila Cova - Barcelos

Telefone
+351 253 862 483
+351 961 949 770