Centro de Dia


O Centro de Dia é uma resposta social que contribuiu para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando durante o dia, a satisfação de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio - culturais.

Esta resposta social encontra-se em funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre as 8:00h e as 19:00h, podendo os utentes requerer almoço para o fim de semana.

O Centro de Dia promove um atendimento individualizado a cada utente consoante o grau de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar. O serviço de Centro de Dia é prestado por uma equipa que pretende que o utente se sinta num verdadeiro ambiente familiar, nesse sentido são valorizadas as relações pessoais, utente/colaborador, criando um ambiente de tranquilidade, confiança e respeito. O Centro de Dia faculta um conjunto diversificado de serviços como transporte, alimentação, higiene pessoal, cuidados com a imagem (manicure, pedicure e cabeleireiro), apoio psicossocial, tratamento de roupa, acompanhamento ao exterior, aquisição de bens e serviços e atividades socioculturais. São desenvolvidas várias atividades em simultâneo, permitindo ao utente optar pela qual mais lhe agrada. Podem escolher atividades no âmbito das artes plásticas, arranjos florais, informática, costura, estimulação cognitiva, cidadania, jogos tradicionais, atividade formativa-educativa, lúdico-recreativa, boccia. Na área da saúde, os utentes podem usufruir da atividade desportiva assim como de serviços na área da psicologia e da terapia da fala. Existe na Instituição uma enfermeira e um médico, que prestam, sempre que necessário, cuidados aos nossos utentes.

São proporcionadas sessões de esclarecimento, ocasionalmente, sobre os mais diversos assuntos, com o intuito de promover a qualidade de vida dos idosos.

É habitual serem organizadas visitas ao exterior em que todos podem participar, assim como festas comemorativas na Instituição.

Temos, portanto, um serviço completo direcionado para o idoso, colmatando todas as suas necessidades de forma individualizada, promovendo a sua qualidade de vida e fomentando um envelhecimento ativo e pleno.


O CSPICM – Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa jurídica canónica pública, com sede na freguesia de Vila Cova.

Ler +

 NIB 0035 0288 00024571431 58

Morada

Rua Mosteiro de Banho, 1959 4750-792 Vila Cova - Barcelos

Telefone
+351 253 862 483
+351 961 949 770