A resposta social Serviço Apoio Domiciliário (S.A.D.) nasceu no dia 6 de Janeiro de 2002, sendo esta a primeira resposta social do Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria. Iniciamos com um número muito reduzido de utentes, contudo, com o decorrer do tempo chegamos a ser a resposta social com o maior número de utentes do distrito de Braga.
O objectivo da resposta social Serviço Apoio Domiciliário consiste em assegurar o apoio psicossocial aos utentes e suas famílias, de modo a contribuir para o seu bem-estar emocional e a sua integração social, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida dos utentes e suas famílias, ao assegurar-lhes a satisfação de necessidades básicas e cuidados de saúde. O Serviço de Apoio Domiciliário visa realizar actividades sócio recreativas que previnam o isolamento social do utente e que o integrem socialmente nas actividades da Instituição e da comunidade em geral.
O Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) como resposta social de apoio à terceira idade e pessoas carenciadas, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não possam assegurar temporariamente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades.
O utente da resposta social Serviço Apoio Domiciliário do Centro Social de Vila Cova pode contar com os serviços de refeições com ou sem fim-de-semana, tratamento de roupa de segunda a sexta-feira, higiene pessoal de segunda a sexta-feira, higiene domiciliária de segunda a sexta-feira, apoio psicossocial, marcação de consultas, transporte, preenchimento de documentos, entre outros.